Os Órgãos da Câmara

 

A Câmara Municipal funciona com os seguintes órgãos:

 

Mesa: Dirige a Casa;
Plenário: Reúne todos os Vereadores para votar as leis e tomar as decisões importantes;
Bancadas: Reúnem os membros dos diversos partidos;
Líderes: São os representantes das bancadas;

 

Há ainda a Secretaria da Câmara, que cuida da parte administrativa e das finanças.

 

 

A MESA DIRETORA

 

A Mesa Diretora, eleita pelos Vereadores, tem a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos e administrar a Câmara.

É composta geralmente pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários.

 

 

O PLENÁRIO

 

O Plenário é composto por todos os Vereadores. É no plenário que os Vereadores debatem as matérias e os projetos de lei que tramitam na Câmara. Também é no plenário que os Vereadores autorizam os empréstimos, convênios e julgam as contas do Prefeito. Por isso, pode-se dizer que o Plenário é o órgão decisório da Câmara.

 

 

AS BANCADAS

 

Os Vereadores organizam-se em bancadas, que reúnem os partidos com representação na Câmara. Os partidos formam bancadas para articular ações e votar conjuntamente matérias de seu interesse. Assim, em todas as Câmaras existem a bancada do governo e a bancada da oposição.

 

 

LÍDERES

 

Cada bancada tem um líder que a representa. O líder, escolhido entre os partidos que compõem a bancada, fala em nome de todos os que representa.

 

 

COMISSÕES

 

As Comissões têm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre os projetos em tramitação. Elas podem ser permanentes ou temporárias. As Comissões Permanentes fazem parte da própria estrutura da Câmara. As Comissões Temporárias são criadas com a finalidade de tratar de um assunto específico, com prazo para terminar.

 

E-mail: contato@camaradeumbauba.se.gov.br